Olá pessoal! Uns dos objetivos desse blog é discutir e postar textos, aulas e imagens sobre as disciplinas que leciono GEOGRAFIA, FILOSOFIA,SOCIOLOGIA E HISTÓRIA).
<!--[if gte mso 9]>Normal021falsefalsefalsePT-BRX-NONEX-NONE “Pensar sobre o próprio pensamento é que nos faz pensar diferente”.
Publicações
Casa Familiar Rural de Querência do Norte realiza estudos sobre olericultura. (IMAGENS ABAIXO)
Com
o objetivo de desenvolver o conhecimento técnico sobre a produção e
cultivo de produtos agrícolas, a Casa Familiar Rural (CFR) de Querência
do Norte (PR), realizou estudos sobre olericultura. Semanalmente
atividades que envolvem as práticas do meio rural são desenvolvidas na
entidade.
Com a orientação do monitor da CFR e Engenheiro Agrônomo Paulo Melo, os
jovens aprofundaram seus conhecimentos sobre o preparo de canteiros,
plantio e adubação de diversos tipos de legumes, verduras, raízes e
frutos. As hortaliças produzidas servem para manutenção da instituição
e atendimento aos moradores da comunidade.
Atualmente a CFR oferece o Curso Técnico em Administração Rural integrado ao Ensino Médio.
Visita ao Parque Estadual de Amaporã
Data: 16 de julho de 2010.
Disciplinas Envolvidas: Geografia, História, Biologia, Química e Legislação Agrária e Ambiental.
Sobre o parque:
O Parque Estadual de Amaporã foi
criado através do Decreto lei n° 20.847 de 25 de Janeiro de 1956, está
situado na região noroeste paranaense, a margem direita da rodovia PR
218, trecho Amaporã – Planaltina do Paraná, possui uma área de 204,57
hectares, sendo que destes 70% são constituídos de mata nativa, e o
restante é mata em estágio de recuperação).
Existem as mais variadas espécies de animais e aves típicas da região,
tais como: Tatu, Capivara, Paca Ouriço, Jacu, Pombas, Saracura, Tucano,
Sabias e Bem-Te-Vi, destaca-se as espécies florestais da região:
Angico, Peroba, Cedro Cana-fístula, Marfins, Ipês e a Canjerana.
O local tem duas trilhas: Ipê e alternativa. A primeira tem um percurso
de 800 metros com duração de 50 minutos. A trilha alternativa tem 1200
metros de percurso, com duração de 90 minutos.
Trabalhos dos Alunos:
CASA FAMILIAR RURAL
“Em nossa Querência, a terra do arroz irrigado, do povo lutador, que teve seu pedaço de chão conquistado.
Lutando com competência, construímos a reforma agrária no chão de nossa Querência.
No chão de grandes batalhas, onde hoje a soberania se espalha.
O
tão soado esforço é conquistado, o poeta da enxada exprime seus
sentimentos, Querência agora é morada de grandes assentamentos.
Dentre
eles, o Assentamento Chico Mendes, nome não criado de repente, esse
nome é homenagem ao grande protetor do Meio Ambiente, morto
injustamente pela tirania, que em pensamentos líricos, não tem a
consciência, esse modelo de luta é visto em nossa Querência.
E nesse palco surge a idéia de avançar na educação.
Expressões
de utopia, de formar agricultores com a relação de escola e lar, surge
na rainha do noroeste a Casa Familiar, dando oportunidade a jovens
agricultores e o direito de sonhar e aos monitores o prazer de educar.
Com passe na sociedade, o jovem se engatilha, os integrantes dessa instituição, se unem como família.
A
agricultura é nosso forte, creio que essa medida terá grande ênfase em
Querência do Norte, nessa ideologia teremos de persistir, pois nos
livros que seguimos não existe o verbo desistir”.
Texto escrito pelo aluno do 3º ano do Ensino Médio – Técnico em Administração Rural – Ronaldo R. Sobrinho.