Olá pessoal! Uns dos objetivos desse blog é discutir e postar textos, aulas e imagens sobre as disciplinas que leciono GEOGRAFIA, FILOSOFIA,SOCIOLOGIA E HISTÓRIA).


<!--[if gte mso 9]> Normal0 21 falsefalsefalse PT-BRX-NONEX-NONE “Pensar sobre o próprio pensamento é que nos faz pensar diferente”.



Cefilo

CLUBE ESTUDANTIL DE FILOSOFIA

O texto abaixo desenvolvido como atividade acadêmica do curso de Filosofia, aborda o modelo de governo proposto por Maquiavel e as noções de estado social, contrato social e vontade geral em Rousseau.

Além desses dois teórico é importante também fazer a leitura sobre a concepção de outros teóricos, como Hobbes e Locke, principalmente para entendermos a gênese da sociedade civil.


Ética e Filosofia Política: concepções de Maquiavel e Rousseau
Pós Graduada: Joyce Allane Apolinário Ferreira
FERREIRA, J.A.A.
O italiano Nicolau Maquiavel defende um modelo de governo centralizado na figura de um Príncipe, e que esse seja capaz de organizar a sociedade, com postura, sendo temido e amado. Maquiavel propõe isso em sua obra o Príncipe, escrita na busca de uma solução política para sua Itália, onde ele sugere que o monarca governante deveria ser um príncipe. Nessa obra Maquiavel propõe uma nova ética, com um novo conceito de virtude, voltada mais para a política e não para o ideal moral do pensamento medieval. (pensamento de Aristóteles). “A política, portanto, constitui uma ciência autônoma e independente de qualquer sistema ético ou religioso” (ULBALDO, 2005). Por isso, para ele "os fins justificam os meios", ou seja, tendo em vista o bem comum abandonam-se as regras éticas e “se necessário, o príncipe pode chegar até a traição; o importante é que justifique o seu comportamento com uma aparência de legitimidade” (ULBALDO, 2005).
Pouco preocupado com a ética e a moral Maquiavel se difere nesse ponto de Rousseau que se preocupa com a vontade geral e interesses comuns. Para Rousseau os homens têm a garantia de liberdade e igualdade dada pelas leis (vontade geral), onde eles para não viverem no "Estado de Natureza" passam a administração ao Estado que é limitado pelo poder do povo - CONTRATO SOCIAL. Os homens através desse contrato transferem os direitos naturais para serem transformados em direitos civis. Mas as necessidades, a civilização, a ascensão da burguesia capitalista na sociedade moderna, criam a propriedade privada, onde o homem é corrompido ao egoísmo.
Para Rousseau o homem nasce bom e livre [bom selvagem], mas sua maldade veio com a sociedade, que na sua organização, impôs a servidão, a escravidão e a propriedade privada, que favoreceram a classe dominante em detrimento da maioria - classe trabalhadora. Isso fez com que aflorasse a desigualdade entre os homens, a valorização do ter e não do ser.
Rousseau faz uma crítica à sociedade moderna em o Discurso Sobre A Origem da Desigualdade Entre Os Homens.
Tanto Maquiavel quanto Rousseau se preocuparam em estabelecer uma forma de governo, e ambos reconheceram a corruptibilidade dos poderes políticos. Mas, no entanto um [Rousseau] defendeu a idéia de um governo justo e que atendesse a vontade geral e o outro [Maquiavel] um governo onde a vida política é governada por princípios básicos: o desejo dos grandes de oprimir e o desejo do povo de não ser oprimido.
Quando Maquiavel estabelece a postura do principado ele alerta para a necessidade de “aprender a não ser bom”, onde ao governar o príncipe não precisa se ater ao bem comum, diferentemente de Rousseau, que defende o modelo de governo onde o governante trabalhe para o povo - que é soberano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UBALDO, Nicola. Antologia Ilustrada de Filosofia: das origens à Idade Moderna. 1ª Ed. São Paulo: Globo, 2005.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO: Lógos e Práxis: leituras de Filosofia Antiga, Ética e Política.PANSARELLI, D. A política no mundo moderno: Autonomia da Política em o príncipe de Maquiavel. São Bernardo do campo: Ed. Do Autor, 2010.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO: Lógos e Práxis: leituras de Filosofia Antiga, Ética e Política.PANSARELLI, D. Liberdade natural e liberdade civil na filosofia política de Jean-Jacques Rousseauia da Política em o príncipe de Maquiavel. São Bernardo do campo: Ed. Do Autor, 2010.

SOM DO DIA

Ética na Política: Que atitude você toma quando uma autoridade lhe aborda e oferece a possibilidade de isenção da multa por alguns trocados?


Trilha

Trilha